sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Woyzeck


A Peça

Friedrich Johann Franz Woyzeck é um soldado. Trabalhador e dedicado à mulher, Marie, e ao filho pequeno, é usado no trabalho como cobaia das experiências do Doutor, em troca de uns trocados a mais.

De natureza bastante questionadora, gera problemas com seu superior, o Capitão, e com o próprio Doutor, questionando a moral e os costumes sociais, uma vez que ele próprio tem um filho não sendo casado, e não compreende coisas básicas como o fato de não se poder urinar no meio da rua quando se tem vontade. Ao final das contas, é sempre colocado em seu lugar, como o soldado raso que é, uma vez que não pode ter o luxo de perder seus "privilégios" conquistados no trabalho.

Mas isso é apenas uma fachada de seu conflito, que se mostra ainda mais profundo no decorrer da peça.

Pelas experiências do Doutor, Woyzeck passa a comer apenas ervilhas, fazendo com que fique debilitado e tenha alucinações baseadas nos questionamentos que desenvolveu. Desabafa com seu colega Andrés todas as teorias conspiratórias e os sons e visões que passa a ouvir e ter. Sua própria mulher começa a ficar preocupada com suas atitudes, vendo que Woyzeck fica cada vez mais distante, mesmo nunca se descuidando de sua família.

Marie passa a ter um caso com o Tamboreiro-mor da banda militar, um sujeito atraente e bastante aproveitador, nunca deixando de se sentir culpada por sua atitude.

Pelas insinuações de seus superiores, Woyzeck passa a desconfiar da mulher, e começa a tratá-la cada vez com mais frieza. Até que suas desconfianças se mostram verdadeiras ao ver os dois juntos em um baile.

Cobaia de uma experiência, debilitado fisicamente, confuso, sem voz ativa e sem qualquer crédito com relação a seus questionamentos, traído, sozinho, Woyzeck ainda busca tirar satisfações e lavar sua honra provocando uma briga com o Tamboreiro-mor, levando uma surra. Humilhado e em total desespero, Woyzeck deixa seu testamento com Andrés, chama Marie para um passeio e a mata com uma faca.

A História

Woyzeck é uma peça baseada em fatos reais da época. Johann Christian Woyzeck (1780-1824) é um rapaz perde os pais e se torna ajudante de um fabricante de perucas. Não se afirma na profissão e para escapar à fome entra para o exército. Aceita dinheiro de um médico para fazer uma experiência: comer apenas ervilhas. O médico exulta ao ver e anotar a degradação em seu corpo. Sua mulher lhe é infiel. Seu superior lhe chama de imoral pois não é casado. O trabalho é degradante, as autoridades são prostituídas mais que constituídas e a vida familiar é um paraíso às avessas. Passa doze anos pontuados por detenções por indisciplina. É dispensado. Arranja uma amante, que tem outros homens. Desempregado, pede esmolas e dorme ao relento. Numa crise de ciúmes mata a amante, acaba por ser decapitado em consequência de ter morto a mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário